Reumatologia

Muitas doenças reumatológicas acometem as articulações que causam dores que podem ter origem não traumática como dores no corpo incluindo: ligamentos, articulações, músculos, tendões e ossos que não tenham sido causadas por nenhum tipo de trauma como batidas, lesões ou quedas.

As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também crianças e jovens, comprometem tarefas simples do dia a dia. Dentre as diversas doenças, as mais comuns são: lombalgia (dor nas costas), dores articulares de causa a esclarecer, fibromialgia, artrose, osteoporose, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, gota, psoríase e lúpus.

A fisioterapia pode atuar através de um trabalho efetivo de mobilização articular, alongamento e  fortalecimento, de maneira equilibrada e dosada, além de exercícios cárdio-respiratórios, cuidadosamente elaborados. Pode-se somar recursos analgésicos, como terapia manual e eletroterapia, que favorecem a diminuição de muito dos sintomas de dor e rigidez articular, melhorando a qualidade de vida e atenuando os processos degenerativos característicos.

Adriana Schierz Fisioterapia Reumatologia